domingo, 21 de junho de 2009

Primeira semana no Costa Atlantica: Cruzeiro Baltico

Nem preciso dizer que estou com muitas saudades de todos voces… Mas esta valendo a pena, viu ? Muito mesmo. O cargo que detenho sofreu muitas alteracoes nesse ultimo ano em que eu estava fora da companhia. Agora, o Crew Lecturer e muito bem reconhecido a bordo, tem um papel importantissimo no quadro de RH da empresa e tem tambem mais liberdade para fazer seu trabalho. Talvez eu tenha sentido essa diferenca porque agora estou com Course of American English, enquanto que na maior parte do tempo da outra temporada eu estava por conta do Curso de Portugues do Brasil, que e bem menos estruturado.
Antes de mais nada queria deixar claro que este post foi colocado no ar pelo meu irmao, Victor. A razao e clara e simples : nao existem cyber cafes ou lan-house na Dinamarca. Acreditam nisso? Eles tem cafes com sinal wireless gratuito pra todo lado mas a lan-house mesmo nao tem. Eu vou chegar nessa historia mais a frente.
Bem, a viagem se passou muito bem, mesmo eu tendo sido colocado em uma poltrona no meio de quatro pessoas na parte central do aviao. Ou seja, nao podia sair sem que os dois dos lados saissem. Uma mao-de-obra ! Para completar, a famosa Lufthansa nao tem telas de entretenimento individual em todos os seus avioes e como eu fui sortudo, peguei um Airbus A340-300 sem tela de TV individual. Como se nao bastasse, assentou na minha frente um velho alemao de 2 metros de altura. Quer dizer, nem o monitor coletivo eu podia enxergar direito. Os comissarios e as comissarias da Lufthansa sao todos lindos mas muito pouco educados. Sorriem o tempo todo mas e so fazer uma pergunta que o sorriso amarelo de plastico se desfaz. Mas nada disso atrapalhou minha empolgacao... Nao posso negar que pensava bastante no acidente da AirFrance em alguns momentos, principalemente quando tinha uma ou outra turbulencia. No geral, o voo foi tranquilo, mas as quase doze horas no ar demoraram a passar.
Ao chegar no aeroporto de Munique, ja pude sentir o vento gelado tipico nessa epoca do ano na Europa. Como todos voces sabem, eu sou nao tenho vergonha de dizer que sou pobre adoro essas coisas chiques do primeiro mundo. No aeroporto, as portas se abrem sozinhas (e dai, nos tambem temos portas assim no Brasil). Nao! Nao daquele jeito. A porta se abria mesmo, nao deslizava, nao. Ai no Brasil e comum ver aquelas que deslizam, la no aeroporto elas abriam mesmo, de uma vez so, faziam ate barulho. Eu como uma crianca fiquei brincando de Matrix (nada a ver Matrix, mas foi o que me veio na mente).
Ao ir ao banheiro, lembrei da minha mae. Por que? Todos os mictorios tem uma mosquinha na parte de baixo justamente para servir de mira, a fim de evitar possiveis derramamentos de que minha mae tanto reclama. Ai esta a foto:



Depois de esperar por mais ou menos uma hora e meia, eu e mais um tripulante brasileiro entramos num pequeno aviao rumo a Copenhagen. Durante a uma hora de viagem, foram servidas bebidas e um sanduiche que podia ser de queijo ou de presunto. Nem preciso dizer qual escolhi, ne?
Chegando no navio, fiquei encantado com a magnitude da embarcacao: muito grande! Maior que o Victoria. Ao ver a cabine da Crew Lecturer, fiquei tambem super empolgado: ela tem mini-bar, um bom guarda-roupa, uma mesinha de noite, uma cama de casal, uma escrivaninha, toda carpetada e ainda tem musica ambiente regulavel (dois canais mais o controle de volume). Tambem tem um controlador de temperatura, mas nao sei se funciona. Para quem nunca entrou num navio, pode achar ate que a cabine e pequena, mas para o pessoal que foi me visitar no Victoria, sabem que em comparacao essa daqui e quase uma suite cinco estrelas.









Minha primeira parada foi na Finlandia, na cidade de Helsinki. Minha primeira impressao ja foi otima: tudo muito limpo, muito bem organizado, bem sinalizado. Eu so achei o pessoal meio estranho. Assim, as roupas sao muito diferentes: tem mulher usando meia preta com chinelo laranjado, homem andando com bolsa (igual a de mulher mesmo, de coro assim, lustrado), uns carrinhos de bebe gigantes que mais parecem carrocinha de pipoca. Enfim, muito diferente... Mas e essa a graca de viajar, conhecer o diferente e encontrar semelhancas conosco. A vantagem de ir a Helsinki e que a moeda oficial e o euro, entao nao precisei trocar grana. Acabei comprando um MP3 player em uma super promocao (paguei apenas 30 euros) e ainda um carregador de pilhas e mais seis pilhas recarregaveis de 2500 alguma coisa (Rafa, voce sabe, ne? Acho que e miliamperes, mas nao sei a abreviacao direito). Acho que e 2500 mahp, mpah, mpha... Sei la (RISOS)










Pelo amor de Deus, nao riam do meu cabelo. Eu sei, estou igual o Silvio Santos. Mas e que eu nao tive tempo de cortar antes de viajar e no navio nao se pode andar com o cabelo caindo na testa (Costa Style). Entao, tive que fazer a vaca lamber. Mas hoje eu ja cortei e mais a frente nas fotos de Copenhagen voces vao ver que estou melhor.
Uma parte boa foi comer morangos finlandeses. Hummmm, sao gigantes, vermelhos, muito apetitosos.



Estava eu la andando feliz da vida quando pensei em usar o BRD da Embratel pra ligar pra casa, afinal tinha comprado um pre-pago de R$ 30,00 antes de sair do Brasil. Olho pra todo lado, ando aqui, ando ali e nao vejo um telefone publico sequer. Avistei uma banca de jornal. Como jornaleiro, nesse caso jornaleira, geralmente sabe de tudo eu resolvi perguntar por onde eu poderia achar um telefone publico:
- Hello! Would you know where I could possibly find a public phone booth?
- What? Are you kidding?
- Certainly not, madam. Why would I be kidding?
- I haven’t seen a public phone in Finland for more than 10 years. Everybody’s got a mobile nowadays.
- Oi! Saberia me dizer onde eu posso encontrar um telephone publico?

- O que? Voce deve estar brincando comigo!
- Claro que nao, senhora. Por que estaria?
- Faz mais de dez anos que eu nao vejo um telefone publico na Finlandia. Todo mundo tem celular hoje em dia.
Toim, oim, oim, oim, oim... Fiquei sem saber o que dizer. Depois disso, apenas de idiotice, comecei a procurar avancos tecnologicos em todo o lado. Acabei encontrando um avanco incrivel. Que Darwin me explique... Ao inves de pombos, na Finlandia tem esses passaros aqui. Alem de mais bonitos, elem tem o pe como o dos patos. A razao, eles podem mergulhar por minutos para comer peixes. Muito avancado, nao? (RISOS)



Depois de Helsinki, paramos em Sao Petersburgo, na Russia. Realmente sem palavras. Construcoes grandiosas, igrejas suntuosas. Incrivel!







Parei para comer uma panqueca tipica num restaurante tipico. Horrivel! Pedi panqueca de mustarda com porco (disseram que era otimo). Prestou apenas o vinho.


Mais detalhes e mais fotos, eu mostro quando eu voltar, viu? Aqui e so uma geral mesmo. Afinal, daqui a pouco eu tenho que voltar pro trabalhp e começar a preparar as licoes de amanha.

Bem, depois o Atlantica parou em Tallinn, capital da Estonia. Muito charmosa a cidade. Toda no estilo medieval: muralhas, castelos, igrejas. Fantastico!







Mas o que eu achei impressionante foi o museu dos instrumentos medievais utilizados em torturas. Da arrepios! Eles tem objetos verdadeiros, feitos em madeira e ferro, e tem desenhos mostrando e descrevendo como as torturas eram feitas. Tem de tudo : rodas que quebram ossos, ferros e estacas para empalamento, cadeiras com fincos enormes. Horripilante ! Acabei pedindo para tirar uma foto com o menininho que distribuia panfletos anunciando o museu. Ele estava vestido a carater, de carrasco.







Tambem foi em Tallinn que eu encontrei um cha feito de maconha suissa. Olha que curioso ! Vendido liberadamente. Eu comprei e tomei, mas nao senti nada alem de minha boca meio dormente.


Tambem fui ao supermercado comprar alguns coisas como sabao em po, pasta de dente e tal. Olha a Coca da Estonia!!! (RISOS – So eu mesmo para tirar fotos dessas coisas mais banais, mas legais!


E finalmente a cidade que me deixou de boca aberta pela beleza, charme, clima, combinacao de cores: Copenhagen. Mas eu fiquei espantadissimo com os precos. Antes de falar nisso, devo salientar que o cachorro-quente dinamarques e como o nosso churros no Brasil: faz-se um furo longitudinal no pao e coloca-se a salsicha como se fosse o doce-de-leite (RISOS). Antes de colocar a salsinha, poe-se catchup e maionese. Olha que bacana!


E olha a Coca dinamarquesa!



Depois eu falo no preco. Nao tenho nem como dizer como eu fiquei pasmo! Nao vou ter dinheiro pra fazer nada mais... estou com vinte euros no bolso ate o dia do pagamento (RISOS). Mas esta valendo a pena... E mesmo depois que eu receber, esta tudo sob controle dessa vez. Afinal, o Dolce Piacere tem que entrar em atividade. RISOS!
Um momento inesquecivel foi quando parei em meio ao monte de turistas todos tirando fotos e mais fotos de uma mera fonte d’agua, enquanto eu me deleitava em uma caixa de framboesas vermelhas e suculentas. Primeira vez que eu como framboesa na minha vida... Pra mim era coisa de historia infantil (la vinha a Cinderela com uma cesta de framboesas). Nao e que existe mesmo! (RISOS) Ahhh, e o preco eu falo depois.


Agora vou falar os precos. Nao precisa nem de comentario extra. Olhem so:
Cachorro-quente: R$ 10,35
Coca Media: R$ 6,20
Sanduiche Mais ou Menos: R$ 18,22
Catao Postal: R$ 2,90
E agora pra finalizar, acho que essas sao fotos das mais bonitas que tirei em todas as minhas viagens, muito lindas mesmo, na minha opiniao. Nao estou falando de mim, estou falando das fotos! Olha que lindas... Simplesmente, um lugar maravilhoso!









E para quem acha que eu aproveito so em terra, esta enganado! Ontem eu e a antiga professora junto a com hostess coreana fomos tomar uns drinques no Paparazzi Bar:






Um grande abraco para todos voces e um beijo enorme. Comentem, hein?! De vez em quando eu vou passar aqui pra ver os comments.

Muitas saudades de todos!

10 comentários:

Simone :Agulhas Encantadas disse...

Oi William!!
Amei todas as fotos e o texto tb.

Quem sou eu heim?
Lindos os lugares filhote!!

Aproveite mesmo tudo que vc tem direito... eu vou vuajando com vc através do blog!

Eu amei esta foto que me lembrou Veneza( sei lá eu acho que parece)

Lindo um grande beijo no seu coração!
Te amo muito!

luciene disse...

oi william
tudo muito lindo e curioso também rsrsr
aproveita tudo e curti muito porque vale a pena ...

bjos e até a próxima

Anônimo disse...

William, seu blog está maravilhoso! Faz com que viajemos juntos...
Com certeza são lugares que todos gostariam de visitar e vc tem essa oportunidade. Aproveite! Gostei dos detalhes das frutas e tudo mais...
A propósito: o que vc tem contra o rosa- choque? Acho uma cor muito bonita!
Beijos.

solange disse...

William, esse anonimo, sou eu, Solange(mãe da Rafa)

Andrea disse...

Olá Will, nossa esta perfeito o blog nem sei por onde começar!!E ow, jah se passaram uma semana?? Pareci uma eternidade!!

Ah, estou me sentindo viajando com vc!! E que foi isso hein, além de não ter lan ainda querem q todos tenham celular!! Assim não sobre dinheiro pra nada!!! rsrs

Sua cabine é muito boa e parece ser grande mesmo!!Ainda mais por estar em um navio!!

Esse morango finlandes me deu vontade de comer, parecia ser muito saboroso mesmo!!

E pelo visto baixaria tem em todo lugar mesmo, acho q no fundo no fundo as pessoas gostam...Deve ter sido muito engraçado!!

Ow, esse chá maconhado foi 10..rsrs Não sei se teria coragem de tomar não, parabéns pra vc!!

Concordo com as senhoritas o carinha ai de rosa é uma graça!! Decoraria sua cabine...kkkkkkkk

Bom, acho q deu pra comentar um poko de cada...Espero por mais

Simone :Agulhas Encantadas disse...

Oi filho ...passei para dizer que estou morrendo de saudades de vc!!!!!!!!!!!
Te amo muito!

rafa_sm disse...

Will, apesar da demora em comentar, estou rindo até hoje das "framboesas da história infantil" hahaha.
Nossa! Cada lugar perfeito que tem ido, hein!
Ah,eu quero visitar esse museu, deve ter cada coisa pra nem dormir à noite....
E esse chá hein?! Tem aquele cheirinho de maconha mesmo?
Ah...estou eu aqui só babando....

Beijão pra vc! SAUDADES

P.S: Minha mãe não te falou, mas concordou qnd disse que estava parecendo o Silvio Santos hahahaha

Lúcia disse...

Nossa menino tão novinho
e já faz um montão de coisas,
Você ta de parabéns.
Por ser um menino de ourooo......
Tudo de bom, eu tenho 2 filhos.
Um já se formou e o outro tá na
PucPr,
no primeiro ano
informática.
Abraço...
Lúcia.

Alan disse...

Caríssimoooooooooss os preços
lindas as fotos
as framboesas tras pra nos aqui de minas tb

fabiana disse...

E ai primo, não sei se você se lembra de mim, a Fafa filha do Tio Fabinho.Eu e a Marcela passeamos por todo seu blog ficamos encantadas com suas fotos,você não mudou nada desde a última vez que ti vi e isso faz uns dez a doze anos. Beijos