sexta-feira, 24 de julho de 2009

Navegando pelo Mar Báltico e pelos Fjords Noruegueses


Não sei nem por onde começar. Meus olhos têm sido contemplados com tanta beleza que às vezes parece que estou folheando o livro dos recordes mundiais em uma possível seção de paisagens mais lindas do mundo. Apenas para relembrar por onde tenho passado, o Costa Atlântica tem alternado em dois cruzeiros semanais: um no Bar Báltico e outro nos Fjords Noruegueses. No primeiro, visitamos sempre as cidades de Copenhague – Dinamarca, Helsinki – Finlânida, Tallinn – Estônia, São Petersburgo – Rússia e Estocolmo – Suécia. No segundo, as cidades norueguesas visitadas são Geiranger, Bergen, Stavanger, Flam e Oslo. Para quem gosta de história e museus, o primeiro itinerário é um prato cheio. Já para quem prefere admirar paisagens naturais de tirar o fôlego, o segundo roteiro é mais aconselhável.
Vou começar por Copenhague. A cidade é deslumbrante: cultura para todo lado com muitas artistas de rua, alguns museus, monumentos interessantes e uma arquitetura bastante imponente. Para todo lado se vêem lojas de roupas das marcas mais famosas, shopping centers, lojas de DVDs e discos e muitos, mas muitos restaurantes das mais variadas cozinhas. Como vocês mesmos sabem, estou no navio para conhecer lugares novos, é claro, mas antes disso estou aqui para trabalhar e poupar alguma coisa, por isso eu sempre me rendo aos fast-food e às barraquinhas de cachorro-quente pelas ruas. Não por serem baratos, poque nada no norte da Europa é barato. Mas porque é menos caro. Isso não me impede de apreciar novos sabores, como este refrigerante de maçã com limão (risos).






É legal notar que tem todo um clima de grande liberdade nesta parte do mundo, em todos os sentidos: religiosa, profissional, organizacional, sexual, de vestuário, gostos musicais. Parece que todo mundo se sente à vontade por lá, sem se preocupar tanto com o vizinho. Dêem uma olhada nesta propaganda que encontrei na rua:




Tallinn na Estônia é uma cidade que parece ter parado no tempo: ruelas em pedras, torres de vigia da Idade Média, igrejas maravilhosas, pontes e castelos medievais. Pelas ruas, eles vendem amêndoas torradas com cravo, canela, açúcar e um monte de especiarias secretas: muito saborosas. É uma cidade muito florida, bem cuidada, onde meus olhos se maravilham com pequenos detalhes como este vaso de flores, além de outras imagens que somente os olhos de um observador podem capturar.





Tinha prometido para mim mesmo que não iria comprar perfumes e torrar tanto dinheiro como no outro contrato e assim tenho feito. Contudo, foi impossível resistir a este pingente de cristal que estava em promoção no navio. Não por ser cristal e por ser da Swarovski (pequeno detalhe – risos), mas pela beleza da pedra que eu sabia iria me trazer boas energias e iria guardar boas lembranças de tantos lugares lindos que tenho conhecido.



Em São Petersburgo, lugar mais em conta para fazer compras, é preciso ter cuidado para não se perder. Mais de quatro milhões de pessoas moram na cidade e a área da antiga capital da União Soviética (Leningrado) é muito extensa. Me perguntava por que muitos telhados de prédios e igrejas eram esverdeados e consegui a resposta: todos tem cobre em sua composição e com a oxidação é essa a cor de que se tornam. Nas fotos abaixo, eu com meu novo amigo brasileiro André (mais claro de óculos) e com Rizky (mais moreno), um dos meus alunos indonésios.








Ainda não tive muito tempo para descobrir Estocolmo, afinal passei apenas uma tarde por lá. Ainda quero visitar alguns parques, alguns prédios e algum museu, além de conhecer mais de suas famosas pontes. Tem vezes que não encontro palavras para descrever tudo isso que estou vivendo, é simplesmente único. Talvez por sempre ter sido um sonho viajar tanto assim. Aproveitei para honrar meu signo... Montei no leão e mandei ver. Claro, morrendo de medo de algum policial aparecer e me mandar sair imediatamente de cima da estátua (risos). Por sinal, já estou anunciando: em breve, farei uma tatuagem de um leão nas costas. Pequena.







Passando para o cruzeiro na Noruega, há duas ou três semanas tirei algumas das fotos mais linda que já fiz. Vejam este pôr-do-sol, (`)as onze e meia da noite.





Em uma das capitais nórdicas mais famosas do mundo, Oslo, tive a sorte e o prazer de visitar o movimento organizado pelos gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros na cidade. Eles estavam justa e felizmente comemorando a entrada em vigor da lei que dá aos casais homossexuais todos os direitos dados aos casais heterossexuais: conta bancária conjunta, plano de saúde, direito a herança, adoção, etc. Não fiquei para toda a parada porque o navio saia cedo da cidade. Vejam algumas fotos:





Foi aqui também que comprei meu CD do A-ha: Foot of the Mountain. Não páro de escutar um instante... Os caras continuam sendo nota mil.








Apenas abrindo um parêntese, para quem acha que minha vida é só maré mansa, está enganado. Tenho trabalhado muito. Tem dias que nem dá para ir em terra. Aproveitei e tirei uma foto dos meus alunos em uma de minhas aulas em meu escritório.




Das outras cidades na Noruega, apenas Bergen é grande – a segunda maior do país e antiga capital. Tem alguns parques muito bonitos e um mercado de peixe que vende alguns pratos muito apetitosos. Da próxima vez que pararmos lá, vou provar carne de baleia. Todos falam que é muito bom!





As cidade de Stavanger, Geiranger e Flam são menores. Para ter uma idéia, Flam tem apenas 500 (quinhentos) habitantes. Aqui a diversão mesmo é respirar ar puro (puríssimo) e sentir a natureza.







E, finalmente, uma foto em Stavanger:



Por hoje é só galera! Estou morrendo de saudades de vocês... Agora comprei um chip da Dinamaraca, que fica funcionando todo domingo, de 09:00 às 13:00h, horário do Brasil. Quem quiser me dar uma ligada, é só me escrever que eu mando o número de telefone.

Viajar é muito bom! Tenho valorizado cada vez mais a vida, os sentimentos, a beleza da natureza e existência de um Deus muito diferente do Deus de todas as igrejas que já frequentei. O Deus da vida. Um grande abraço bem forte a todos vocês e até a próxima...

8 comentários:

Simone :Agulhas Encantadas disse...

Olá meu amor!!

Que bom te ver tão feliz!!

Seria mais feliz ainda se eu estivesse aí com vc! (rsrsrsrsrs)

Muito lindo mesmo todas estas paisagens e não tem como não sentir Deus perto de nós!!

Deus é maravilhoso!

Eu sei muito bem disso...Ele me deu vc!

Parabéns meu filhote por tantas conquistas!

beijos no coração!

jobosich disse...

WILLIAM, MUITO LINDO MESMO TODOS ESTES LUGARES QUEVC ESTÁ VISITANDO, APROVEITE AO MÁXIMO ESSA TEMPORADA....E TENHA CERTEZA DE UMA COISA, SOMENTE UM ÚNICO DEUS PODE SER CAPAZ DE CRIAR TODAS ESSAS COISAS QUE OS SEUS OLHOS COMTEMPLAM A TODO INSTANTE.

ABREIJOS....GEOVANNA

Thierrie S.B Magno disse...

ƒαłα мøи αмi!
єsŧєs ługαяєs sãø мαяαviłЋøsøs - sєм cøиŧαя α ŧuα ρєяsρicáciα єм ŧiяαя ƒøŧøs - є єsρєяø quє єsŧєjα sє divєяŧiиdø мuiŧø!

αbяαçøs є sαudαdєs.

Alan disse...

Top William! Falou tudo, precisamos muitas vezes sair de nossos ninhos para poder comtemplar coisas que passam despercebidas, veladas pela rotina.

Juliana disse...

Will!
Estou tão feliz por você! Tenho muita saudade, é uma alegria saber que você está tendo experiências tãop maravilhosas!
Estou buscando mais proximidade com esse Deus da Vida que você citou e fico feliz de saber que você já o encontrou.

Um abraço esmagador!!!

Simone :Agulhas Encantadas disse...

meu lindão!!

li toda a sua postagem com calma e a unica que não me simpatizei foi a notícia da pequena tatuagem nas costas........mas se vc quiser fazer tudo bem.

Amei as flores naquela janela...simplesmente lindo!!

Agora, carne de baleia deve ser horrível...tenho a impressão de que é gordurosa!

Meu lindo aproveite a sua viagem e se divirta por nós dois!

Um grande beijo e te amo demais!

Andrea disse...

Aiai, amigo não conseigo me imaginar experimentando refri diferente de coca...rsrsrs Muito corajoso, e pelo seu itinerário nao deve ser fácil resistir a tentação de comprar tudo!!
nossa muito linda a foto que vc tirou em Tallinn esta janela ficou muito chique com o vasinho azul!!
Com certeza valeu à pena vc ter comprado este cristal, sempre é bom ter algo material pra recordar além das fotos!!
Ficaram muito divertidas as fotos com seus novos amigos!!
Nossa, tatoo, tb vou fazer uma só ainda não sei o q mas será ans costas tb!!
Muito chique este seu escritório, detalhe pra janela!!
Com certeza Deus esta ti abençoando muito neste seu caminho!!
Já estou no aguardo por mais uma "aventura" sua e pelo TIM chip!!
Bjokas

Maria disse...

Willian,
Que paisagens deslumbrantes... Parece mesmo um livro. Que bom que você está aproveitando seu tempo livre para passear um pouquinho e nos presentear com esses lugares maravilhosos. Que deus esteja com você e aproveite muito.
abraços,